Odontopediatria IMPLAR®

A ideia de que ir ao dentista seja uma experiência ruim para as crianças pode ser desmistificada desde que o atendimento seja executado por profissionais capacitados, que aplicam metodologias de atendimento infantil e se preocupam com o bem estar psicológico doa pais e do pequeno paciente.

Certamente, se você tem filhos, alguma vez já precisou leva-los ao dentista. E é comum que esta experiência não tenha sido das melhores por vários motivos, se manifestando através da resistências naturais da criança e consequentemente ocorre desconforto e angústia dos pais.

O profissional da área de odontopediatria tem como atribuições:

  • ajudar a criança e o adolescente a desenvolver comportamentos e hábitos que conduzam à saúde bucal, conscientizando-os dessa responsabilidade;
  • avaliar o crescimento e o desenvolvimento, a fim de detectar possíveis desvios com repercussão nas estruturas dento-faciais;
  • identificar os fatores de risco, em nível individual, para as principais doenças da cavidade bucal, e implementar estratégias preventivas e de mínima intervenção;
  • também em alguns casos, o acompanhamento desde a gestação.
  • o aconselhamento sobre a escovação correta dos dentes da criança; sanar dúvidas sobre a troca dos dentes de leite;

No Day Hospital IMPLAR temos como principal objetivo proporcionar ótimas experiências a todos os pacientes e com as crianças, não é diferente. Amor, carinho e aquele “jeitinho” especial de lidar com as crianças também é uma responsabilidade nossa. Damos atenção aos pais também, que por muitas vezes podem ficar ansiosos ou preocupados justamente por terem passado por alguma situação traumatizante ao levar seu filho ao dentista. Por isso, antes de se iniciar o atendimento, os pais são preparados, tomam ciência de tudo que irá acontecer e logo, transmitem mais segurança para os seus filhos colaborando com o trabalho do dentista.

Há algumas técnicas que são citadas na literatura e que utilizamos para atender nossas crianças. A primeira é a da distração, na qual contamos histórias, cantamos ou fazemos brincadeiras nos momentos que antecedem o atendimento. Esta atividade geralmente é conduzida pela auxiliar do dentista responsável pelo atendimento. Outra técnica muito eficaz é utilizar o reforço positivo, elogiando e recompensando a criança pelo bom comportamento. E por último, a técnica do “dizer, mostrar e fazer”, na qual o dentista apresenta o consultório e os instrumentos que serão utilizados durante o atendimento através de uma linguagem simples que a criança possa entender, para que assim ela se familiarize com o ambiente do consultório, perdendo o medo durante o processo.

Após uma consulta bem realizada, o risco desta criança se tornar um adulto traumatizado com dentistas é bem menor. E sua infância, adolescência e maturidade será livre de cáries e outras doenças que podem decorrer da falta de cuidado com a saúde oral.

2019-07-18T09:13:09-03:00maio 17th, 2018|BLOG|0 Comments